O estudo baseou-se em dados da PNAD, Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio, popularmente conhecida como Censo, realizada pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Neste total de 47% de domicílios que têm um veículo 30,9% têm carro, 9,6% têm moto e 6,6% possuem ambos.
De acordo com a pesquisa ainda é grande a diferença das áreas urbanas com as rurais: enquanto que 48% das residências nas cidades possuem ao menos um veículo no campo esse índice cai para 42%. Mais: nas áreas rurais há mais motos do que carros, ainda que a diferença seja de apenas 1 ponto porcentual – 18% moto e 17% carro. Nas áreas urbanas esta relação é de 33% carro e apenas 8% moto.
Os dados referem-se ao ano de 2009. A amostragem anterior, 2008, mostrava 45,2% das residências brasileiras com ao menos um tipo de veículo de locomoção individual.
Porcentualmente o Estado da nação que possui mais veículos por residência é Santa Catarina, onde 70,5% dos domicílios têm ao menos um carro ou uma moto. No ranking segue-se Paraná, Distrito Federal, São Paulo e Rondônia. Na ponta de baixo está Alagoas, onde apenas 26,3% dos domicílios têm um veículo. Depois, na sequência, estão Pará, Bahia, Pernambuco e Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário