F GUIAUTO: Camaro, sem medo de ser feliz

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Camaro, sem medo de ser feliz

Embora presente no Salão do Automóvel, em São Paulo, a GM fez a apresentação oficial do Camaro SS, ontem (23) no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). Simplesmente, é impossível ignorar o design deste ícone do mundo automotivo. O capô rebaixado e comprido. Os faróis retangulares ficam escondidos sob a extremidade avançada do capô e separados pela grade frontal bicuda. A carroceria é repleta de saliências e volumes e a frente o que reforça a imagem esportiva e agressiva do carro. 

É difícil listar os itens que mais impressionam. Mas, sem dúvida, a alma desse carro está sob o capô, o motor V8 de 6.2 litros, que tem bloco e cabeçotes feitos em alumínio e que desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e impressionantes 56,7 kgfm de torque. O Camaro SS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. No entanto, uma das grande novidades do Camaro é estar equipado com o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta informações no para-brisa do veículo. A idéia é a de que, em um veículo esportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada – por isso as informações ficam refletidas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações refletidas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

No circuito montado por cones para os jornalistas, que incluía curvas acentuadas, retas e "zigue-zague" foi possível acelerar o Camaro SS sem medo de ser feliz. Estabilidade tal que faz o carro grudar no chão e passar pelos cones em altas velocidades (o máximo permitido, para aquele tipo de circuito), sem derrubar nenhum. Nas retas, sempre curtas, foi possível ver o head-up display mostrar 137 km/h. O motor responde prontamente ao mais leve toque no pedal do acelerador e proporciona acelerações vigorosas. 

O desempenho é apenas uma parte do show. O painel de instrumentos é futurista. Os mostradores têm a iluminação em Ice Blue, encontrada no Malibu e no Agile. Os bancos do Camaro são um capítulo a parte. Desenhados para oferecer o máximo de conforto e a segurança necessária para uma pilotagem mais esportiva. Na versão SS, eles são revestidos em couro e tem oito regulagens elétricas para o motorista e duas para o do passageiro, além de contar com aquecimento. Tudo de série.
O esportivo da Chevrolet está disponível no Brasil em cinco diferentes cores: amarelo, branco, prata, preto e vermelho.

Pacote de garantia especial e exclusivo

O Camaro chega ao mercado brasileiro com uma garantia de dois anos sem limite de quilometragem. Mas os benefícios vão muito além disso. O dono de um Camaro ganha também um pacote exclusivo de revisões. Na primeira, efetuada aos 10.000 km, além de não pagar a mão de obra referente ao serviço, ele também não arcará com os custos da troca de óleo, que envolvem 8 litros de lubrificante para carros de alto desempenho e também o elemento filtrante. Na segunda revisão, efetuada aos 20.000 km, o benefício é ainda maior. Além de não arcar com os custos de mão de obra, o dono do Camaro não vai pagar pelos mesmos 8 litros de óleo lubrificante, pelo filtro de óleo, pelo filtro do ar-condicionado e também pelas palhetas do limpador de para-brisa. Na prática, o cliente terá, somando as duas revisões, uma economia de R$ 2.000, tanto em peças quanto em mão de obra. "A chegada do Camaro coincide com o melhor momento de nossos resultados no pós vendas. Aumentamos cada vez mais o índice de satisfação de nossos clientes e também a qualidade de nossos serviços", afirma Isela Costantini, diretora geral de Pós-Venda da General Motors do Brasil.

Desde o início das vendas, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, foram feitas 450 ordens de compra pelo modelo, das quais 250 estão desembarcando no País. Prova de que o segmento premium, como já previa Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, tem fôlego para crescer. Em dezembro chega mais um lote 300 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário