A alta da produção será mais modesta, de 1,1% para 3,68 milhões de unidades. O ritmo mais lento é consequência da baixa nas exportações. A Anfavea estima uma queda de 6,4% nas vendas externas de veículos para 730 mil unidades.
Cledorvino Belini, presidente da associação, afirma que a baixa evidencia qual é o principal desafio do setor para o próximo ano: traçar um plano para ganhar competividade. "O fortalecimento do Real é extremamente preocupante, junto com o custo Brasil. Competitividade á nossa questão fundamental", determina.
O setor automotivo deve marcar em 2010 o quinto recorde consecutivo de vendas ao mercado interno e o segundo recorde em produção. Quando o assunto é exportação, a conversa ganha outro tom: "este é o nosso quinto ano de queda", conta o presidente.
Para agravar o problema, as importações de veículos crescem em ritmo agressivo e ganham 2% de market share por ano no País. Belini destacou que, em 2005, 30% da produção nacional era exportada e a participação dos importados era de apenas 5%. Hoje o volume das vendas externas caiu para 16% do total fabricado enquanto as importações já abocanham uma fatia de 25% do mercado nacional.
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