Durante o evento, o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, explicou que o projeto reúne grupos de, no máximo, 20 concessionárias com marcas, volume e perfil diferentes para encontrar soluções para problemas pontuais e polêmicos do setor.
O acordo foi assinado por Reze e o novo presidente da Nada, Stephan Wade, durante o congresso da entidade americana que representa todos os concessionários do país.
Entre os principais pontos que serão discutidos estão a balança entre lucro e participação de mercado, o atendimento no pós-venda e a venda de veículos usados. Segundo Reze, ter uma estrutura como a que já existe nos Estados Unidos há mais de 50 anos será muito importante para o amadurecimento das concessionárias no país.
"Todas as concessionárias fornecerão dados sobre faturamento, vendas, financiamentos, pós-venda que serão enviados para os Estados Unidos. A Nada processará esses dados e mandará novamente ao Brasil e, assim, poderemos analisar profundamente nosso setor", explica o presidente da Fenabrave sobre a importância do acordo.
Reze destaca que o novo banco de dados ajudará a rede de concessionárias a se modernizar e a se profissionalizar, assim poderá administrar melhor situações de crise e saber exatamente o que o consumidor brasileiro quer. A Fenabrave negociava o acordo com a Nada há um ano.
História
O Grupo dos 20 foi criado nos Estados Unidos pela Nada após a Segunda Guerra Mundial. Como as fabricantes de veículos passaram por muitos anos durante a guerra apenas fornecendo veículos militares, a rede de concessionárias não funcionava mais. "Eles precisaram reaprender tudo", explica Reze.
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