F GUIAUTO: Brasil vai compartilhar dados de vendas de carros com os EUA

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Brasil vai compartilhar dados de vendas de carros com os EUA

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa os concessionários no Brasil, assinou neste domingo (6), em San Francisco (Estados Unidos), um convênio com a National Automobile Dealers Association (Nada) para a criação do chamado "Grupo dos 20" no Brasil.

Durante o evento, o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, explicou que o projeto reúne grupos de, no máximo, 20 concessionárias com marcas, volume e perfil diferentes para encontrar soluções para problemas pontuais e polêmicos do setor.

O acordo foi assinado por Reze e o novo presidente da Nada, Stephan Wade, durante o congresso da entidade americana que representa todos os concessionários do país.

Entre os principais pontos que serão discutidos estão a balança entre lucro e participação de mercado, o atendimento no pós-venda e a venda de veículos usados. Segundo Reze, ter uma estrutura como a que já existe nos Estados Unidos há mais de 50 anos será muito importante para o amadurecimento das concessionárias no país.

"Todas as concessionárias fornecerão dados sobre faturamento, vendas, financiamentos, pós-venda que serão enviados para os Estados Unidos. A Nada processará esses dados e mandará novamente ao Brasil e, assim, poderemos analisar profundamente nosso setor", explica o presidente da Fenabrave sobre a importância do acordo.

Reze destaca que o novo banco de dados ajudará a rede de concessionárias a se modernizar e a se profissionalizar, assim poderá administrar melhor situações de crise e saber exatamente o que o consumidor brasileiro quer. A Fenabrave negociava o acordo com a Nada há um ano.

História
O Grupo dos 20 foi criado nos Estados Unidos pela Nada após a Segunda Guerra Mundial. Como as fabricantes de veículos passaram por muitos anos durante a guerra apenas fornecendo veículos militares, a rede de concessionárias não funcionava mais. "Eles precisaram reaprender tudo", explica Reze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário