Também nos Estados Unidos as vendas caíram, mas a GM é uma empresa muito diferente do que era no final da década de 1990: mais enxuta, suas dívidas são menores e o seu custo com o Sindicato dos trabalhadores de Veículos é menos volumoso.
A empresa discute uma aliança comercial com a PSA - Peugeot Citroën, que busca parceria depois de ter reduzido o lucro nas operações em 2011. A ideia é compartilhar veículos e peças e as conversações já estão avançadas, embora não haja nada de definitivo.
A discussão já vem sendo feita há meses e deve ser anunciada no mês que vem.
A GM teve rendimentos recordes no ano passado. Este ano a empresa espera aumentar sua renda com vendas globais e preços maiores de seus veículos. No entanto, terá uma menor margem de lucro por unidade porque as vendas apontam crescimento de carros e queda em picapes, nas quais a empresa tem maior margem de comercialização.
O diretor de Finanças da GMC, Dan Ammann, disse que a reestruturação da empresa na Europa reduziu as perdas em mais de um bilhão de dólares em 2010, mas não é o suficiente. Ele disse que a GM vai ter que cortar pessoal e operações na região. Segundo Dan, a empresa tem muitas fábricas na região.
Os ganhos de US$ 4,58 por ação em 2011 foram 62% maiores do que no ano anterior. A receita anual subiu 11%, chegando a US$ 150 milhões. A GM fez a maior parte de sua renda na América do Norte. As vendas da empresa subiram 7,6% no ano, recuperando o título de maior fabricante de automóveis do mundo, que tinha sido conquistado pela Toyota.
Nada como uma boa ajuda pra sair da crise. O governo dos Estados Unidos comprou mais da metade da empresa na crise. A GM já deixou de ser estatal, mas continua uma companhia mista: o governo dos EUA ainda é dono de 26,5% das ações.
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