F GUIAUTO: Fracassa tentativa brasileira de revisar acordo com México

sexta-feira, 2 de março de 2012

Fracassa tentativa brasileira de revisar acordo com México

Fracassou a tentativa brasileira de renegociar o acordo automotivo com o México, o ACE 55 – ao menos por enquanto. Nem mesmo a participação direta dos ministros da indústria e comércio e das relações exteriores dos dois países foi suficiente para chegar-se a novos termos, ao contrário da expectativa de diplomatas brasileiros do Itamaraty, em Brasília, DF.

Segundo fonte do Itamaray diretamente ligada às conversas consultada pela Agência AutoData "houve avanço, mas não acordo".

A última reunião realizada na terça-feira, 28, com participação dos quatro ministros, começou com mais de três horas de atraso, próximo às 21h – a agenda previra 17h30. A razão: os mexicanos estenderam conversa interna de seus técnicos, justamente a que precedia esta reunião, na qual esperava-se sacramentar as novas regras.

Fonte do MDIC ouvida pela Agência AutoData afirmou que o novo acordo não saiu apenas por um de três itens pedidos pelo Brasil. Os mexicanos teriam aceitado criar um sistema de cotas e também estender o ACE 55 a veículos pesados. O que desandou foi o tema do índice de nacionalização, sobre o qual o Brasil pediu aumento. Os mexicanos não concordaram com a fórmula sugerida pelos representantes do governo brasileiro para chegar ao novo índice, de mínimo exigido.

A reunião prosseguiu até tarde da noite. Como não houve acordo, ficou acertada nova reunião de técnicos brasileiros e mexicanos após o almoço na quinta-feira, 29, também em Brasília, DF. Os ministros mexicanos foram então para a Argentina, cumprir agenda já combinada anteriormente.

Entretanto esta reunião de técnicos prevista para a quinta-feira, 29, acabou por não ocorrer. Os mexicanos alegaram que precisavam consultar seu governo e que, sem disso, não haveria razão para negociar ou discutir algo mais. E foram embora.

Assim, o governo brasileiro está, no momento, apenas à espera de uma resposta do México – se o país aceita ou não a terceira e última sugestão nacional para redesenho do ACE 55.

Nenhuma nova reunião foi agendada para tal, ao contrário do que ocorreu ao fim da primeira rodada de negociações. O governo federal, entretanto, está confiante em um acerto.

Também ao contrário do que ocorreu no início do mês, ao fim do primeiro encontro, nenhum comunicado conjunto foi emitido pelos dois governos.






Entre agora no nosso Site Guiauto e compre já o seu Chevrolet!!!

Facebook  Curta a nossa página e junte-se a nós

Twitter Siga-nos e interaja conosco

Visite também o nosso Canal Oficial no Youtube e veja videos sobre o mundo automotivo e da chevrolet!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário