No ano passado a maior parte do saldo correspondeu à carteira de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que atingiu R$ 172,9 bilhões, crescimento de 23,2% ante 2010. Já o leasing registrou queda de 39,3% e atingiu R$ 27,7 bilhões no mesmo período. O CDC foi a escolha de 50% dos clientes de veículos e comerciais leves; as vendas à vista corresponderam a 38%; o consórcio 7%; e o leasing foi a modalidade com menor adesão, apenas 5%.
No segmento de veículos comerciais (caminhões e ônibus), o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) liderou com 70% da preferência, seguido pelo CDC (13%), vendas à vista (12%), leasing (3%) e consórcio (2%). Na aquisição de motos o financiamento foi a opção de 52% dos consumidores; o consórcio 27%, vendas à vista (21%) e leasing, menos de 1%.
No ano passado, o saldo de inadimplência acima de 90 dias no CDC para pessoas físicas atingiu 5% da carteira, alta de 2,5 pontos porcentuais em relação a 2010, comportamento acima das expectativas da Anef, porém, considerados sob controle, uma vez que continua abaixo do índice de inadimplência total de empréstimos para pessoa física (7,1%). A média dos planos de financiamento em 2011 foi de 41 meses, ante 44 meses em 2010. O plano máximo oferecido pelas instituições foi de 60 meses.
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